Afinal, é o que você vai comemorar nesta sexta-feira, não é?
Por que? Como? O que é… você já sabe?
Minha mãe me ensinou quando eu era um garoto que, ao escrever uma redação ou um trabalho de escola, eu deveria me preocupar em abordar as seguintes questões: O que? Por que? Quando? Onde? Como? … perguntas que me ajudariam a cobrir corretamente o tema… então, aqui vão novamente as minhas perguntas: O que você vai comemorar? Por que? Quando? Onde? Como?
Esta é fácil, comemoramos o nascimento de Jesus! Mas por que? Para que Ele nasceu? Por que tudo isso é importante e, por que eu estou te perguntado tanto?
Vamos então recorrer ao famoso Manual do Fabricante, a Bíblia Sagrada.
No livro de Mateus, capítulo 1, versos de 18 a 25 temos um dos relatos sobre a razão do nascimento de Jesus, ou seja, a resposta do Porquê. Veja o verso 21 “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
E por que o nome Jesus? Porque o nome Jesus, Yeshua em hebraico, significa Salvação.
Pecados? Que pecados? Talvez você esteja pensando como eu pensava: eu não sou bandido, nem traficante, nem assassino, nem ladrão… sou bom, sou trabalhador; com certeza estou bem com o chefe lá em cima!!
Só que eu descobri que o padrão de conduta válido não é o meu, mas sim o de Deus. Não importa o quanto eu me sinta melhor que os outros, o padrão de Deus, é o próprio Deus e Ele é santo e perfeito!
E nós? Quem nunca mentiu? Quem nunca pegou algo que não é seu, uma fruta na feira, um troco errado…? Quem nunca teve raiva de alguém na escola, no trabalho ou no trânsito?
Bem, no padrão de Deus, isso rapidamente nos torna mentirosos, ladrões e sujeitos a julgamento (Mateus 5).
Estas atitudes provam que somos sim pecadores… aliás, outra forma fácil de reconhecer isso, é pelo simples fato de que erramos… e muito. Este errar é a total comprovação de nossa tendência ao pecado. Uma definição interessante para pecado é: errar o alvo, exatamente o que conseguimos fazer com tanta frequência.
Agora ficou claro o porquê Ele veio: para nos salvar de nossos pecados, e isso inclui a todos nós (Romanos 3:23).
E as outras perguntas? Quando, onde e como?
Quando? Para isso o Manual alerta que “agora é o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2), ou seja, agora que você já entendeu o porquê da necessidade da salvação, o quando passa a ser já!!
Onde? Essa também é fácil, pois sabemos que Deus está em todo o lugar. Então, é aí mesmo aonde você está agora, literalmente. Pode pedir para Deus te salvar e Ele te ouvirá!
Como? A Bíblia ensina que é recebendo Jesus como Senhor e Salvador (João 1:12). Ele é o presente de Deus para nós (João 3:16). Ele veio para morrer por nós e pagar pelos nossos pecados (1 Pedro 3:18).
Aí você pode pensar: mas como funciona esse negócio de receber?
É um processo de entendimento e arrependimento. Quando você entende e reconhece que é pecador, que precisa da salvação que só Jesus Cristo pode dar, e pede isso para Ele, você é salvo. É simples assim.
Coloque sua vida nas mãos do Senhor Jesus, este cujo nascimento comemoramos no Natal. Medite nisto, divida com seus queridos, afinal todos nós precisamos entender a mensagem da salvação.
O Natal, nascimento de Jesus, é tão importante que divide a história em antes de Cristo e depois de Cristo.
Que neste ano, você e sua família sejam abençoados e comemorem o verdadeiro Natal de Jesus. Não o Natal da comilança, dos presentes, do materialismo, das luzes, da bebedeira e do rápido retorno para uma vida sem sentido.
Que você sim comemore o Natal do Presente que Deus nos deu (João 3:16), o Natal do entendimento dos porquês, da salvação que Jesus dá a qualquer um que nEle confie (Romanos 10:9-11).
Feliz Natal !!
Sempre pronto,
Juan Nieto