Nos jogos vorazes da vida, vemos a voracidade no dia-a-dia… não é mesmo? Você seria capaz de me dar algum exemplo?
Como você tem reagido? Como reage diante das falcatruas que vemos nas notícias? Escândalos? De pessoas agressivas no trabalho ou na escola? E no trânsito? Será que temos reagido corretamente?
Vamos ver o que o Chefe ensina?
Jesus nos deu ordem para isso também!! Ordem, logo, não obedecer é pecado!
Antes vamos ver como o mundo normalmente reage: com egoísmo, impaciência, violência, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, tirando proveito, com furtos, roubos, … e poderíamos ir longe nesta lista, inclusive, nos lembrando das obras da carne que estão em Gálatas 5:19-21.
Agora, nosso Senhor nos ensina outros tipos de reações, vejamos: altruísmo, paciência, amor, alegria, paz, mansidão, bondade, fidelidade, sacrificialidade, pacificação, … e outras do fruto do Espírito que temos em Gálatas 5:22-23.
Vamos ver agora o trecho em questão: Mateus 5:38-48.
Leia o trecho na Bíblia primeiro e só depois continue a leitura aqui, ok? É rapidinho!
Agora vamos ver a passagem em detalhes:
v.38 – Olho por olho, dente por dente! Aqui está a famosa Lei de Talião, como ficou conhecida (Lex Talionis – em latim). É interessante entender bem esta lei e o porquê dela ter sido dada.
Por que existia esta lei? Quem a deu a nós?
Apesar de haver indícios de que a primeira aparição desta lei tenha sido em 1.780 a.C. no Código de Hamurábi – código de leis da Babilônia – uma certeza temos, de que esta lei nos foi dada por Moisés quando, inspirado por Deus, escreveu o livro de Levítico (livro que trata das leis de Deus ao seu povo escolhido). Veja Levítico 24:17-22. Puxa, Deus nos deu esta lei!
Por que Deus deu esta lei então?
Justamente para não haver vinganças exageradas! Era comum que por alguma discussão, alguém matasse o próximo. Aí um parente do morto se vingava matando toda a família do primeiro, e isso muitas vezes continuava (Gênesis 4:23) e sempre havia exageros.
Deus em sua misericórdia e justiça criou esta lei para justamente não permitir estas situações.
v.39 – 42 – Aqui vemos claramente que Jesus nos ordena:
1) …bateram na tua face => dê a outra.
Dar a outra face?? Mas por que? Se a lei permitia igual agressão? Veja, uma reação igual estaria totalmente amparada na lei!
2) …demandaram a túnica => dê a capa.
O interessante aqui é que a lei previa que se alguém levasse a capa de um devedor como penhor do pagamento desta dívida (elas tinham um bom valor), ainda que o devedor não pagasse até o final do dia, a capa deveria ser devolvida para que o devedor tivesse com que se abrigar do frio durante a noite. Jesus, sabendo disso, disse para que não só entreguemos a túnica, mas também a capa!! Aquela, que a lei permitia que você tivesse de volta.
3) …te obrigaram a andar 1 milha => vai 2.
Era comum que os soldados romanos (opressores) exigissem dos judeus que estes carregassem objetos para eles, obrigando-os a andarem e se esforçarem por eles. Os judeus tinham grande ódio disso e Jesus diz que eles deveriam não somente andar como foi pedido, mas fazer mais do que foi o pedido!
4) …te pediram => dê / empreste.
Dar? Emprestar? Nem pensar! Hoje não é diferente, não é mesmo? O que suei tanto para conseguir? E se não me devolverem? Temos este pensamento imediatamente, não é verdade?
Por quê somos assim? Tem ideia?
A resposta não é muito agradável para nosso ego. Temos tantas dificuldades com estes ensinos de Jesus, porque são contrários a nossa tendência, no caso, uma tendência pecaminosa, egoísta.
O ensino de Jesus é perfeito, está em linha com o fato de Ele ser Deus, de sempre reagir da forma correta. E é isso que ele quer que façamos também.
Veja Romanos 12:20-21, … “vence o mal com o bem.” Ele está nos falando de Perdão!
Aqui está, logicamente, a grande oportunidade do Evangelismo!
Temos que ter coerência e praticarmos, vivermos, o que Jesus nos ensinou e mandou que fizéssemos.
Aqui está exatamente aquela máxima de que temos que pregar com nossas ações. É principalmente nesta hora!
Claro que isso não nos exime de pregarmos, de falarmos de Jesus. Aliás, Ele foi muito claro quando disse: “Ide … e pregai…” (Marcos 16:15). Lembrando que pregar no original grego (Ke rys so) significa: fazer proclamação como arauto, ser um arauto, proclamar como um conquistador, bradar e tornar público! Ou seja, temos que sim falar e sem sermos encabulados; mas sim é nestas horas, difíceis muitas vezes, que devemos agir como Jesus mandou, ensinou e nos deu o exemplo! Devemos pregar com nossas ações e atitudes.
v.44 – Amar os inimigos e orar pelos que vos perseguem. Que impactante! Qualquer um que não entenda de Deus e de Seu caráter, terá muita dificuldade com este ensino. Novamente ele é contrário a nossa natureza pecaminosa! É difícil e requer domínio próprio que só vem pelo poder do Espírito Santo em nossas vidas.
Lembro de uma pessoa que sempre enfrentava e fazia questão de incomodar a minha esposa! Para nós parecia que era, inclusive, de propósito. A verdade é que depois de muito orar por ela, ela se tornou doce e amiga. Hoje temos muito apreço por ela e um relacionamento muito bom! Deus pode mudar as pessoas mais difíceis.
v.45 – O mais interessante aqui é que Jesus nos ensina que devemos fazer isso (amar e orar – v.44) “para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste”. Incrível como Deus muitas vezes condiciona nossas ações (o exterior) para comprovar o que é a nossa realidade interior!
É como na cerimônia do Batismo – ordenança de Jesus para que pudéssemos mostrar exteriormente, uma mudança que aconteceu no nosso interior. Fomos mortos, sepultados com Cristo e renascemos para uma nova vida.
Outro exemplo é quando Tiago nos diz que a fé, sem obras, é morta (Tiago 2:17).
v.46 – 47 – Qual o padrão do mundo? Amar quem te ama? Cumprimentar quem te cumprimenta? Jesus diz que fazer isso é agir como os publicanos (cobradores de impostos que, muitas vezes, extorquiam os judeus e eram odiados por eles).
v.48 – Então qual deve ser o nosso padrão? Qual deve ser o padrão do discípulo de Jesus? O mesmo de Jesus, o de Deus! Ser perfeito!
Temos que amar e perdoar sempre! Como Deus fez, como Jesus fez!
Como nos ensinaram, nos ordenaram e nos exemplificaram!
Vejamos:
João 3:16 “… Deus amou o mundo de tal maneira…”
Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Lucas 23:34 “Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”
Como você tem reagido? Ainda mais importante: como vai reagir de agora em diante?
Isso logicamente se aplica também em casa com sua família.
Ou ainda vai fazer aquela tempestade só porque apertaram o tubo da pasta de dente pelo meio?
Você está pronto?