O Caminho

postado em: Salvação | 0

Esta semana fui surpreendido por um amigo, ele me enviou um belo texto dos Salmos. Era Salmo 16:11 “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra delícias perpetuamente.”

Quando li fiquei muito feliz, pois como sempre compartilho a Palavra de Deus com o próximo, alegro-me quando vejo alguém crescendo espiritualmente; e definitivamente esta pessoa o está fazendo.

Neste Salmo Davi está dizendo que confiou no Senhor durante sua vida e que também confiará nEle para livrá-lo da morte.

O verso 11 claramente nos traz o tema “Caminho”. Você está no Caminho?

Como disse o poeta Lewis Carroll: “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

E o que tem isso a ver com o Natal?? Ora, tem tudo a ver, vejamos.

 

Você está no Caminho?

A Bíblia tem centenas de passagens falando sobre caminho e, especialmente, nos ensinando sobre O Caminho.

Ela registra e nos ensina que desde o início o homem corrompeu o seu Caminho (Genesis 6:12), desobedeceu ao Senhor e envergonhado, afastou-se dEle (Genesis 3:6-8). Agora o homem tem medo e se esconde de Deus (Genesis 3:10). Passou a conhecer o mal (Gênesis 2:17) e o tem visto todos os dias.

A culpa foi do homem; e com este erro veio também a prática constante de dar desculpas e começou um procedimento que dura até hoje, o de culpar a Deus pelos seus erros (Genesis 3:12).

Estas atitudes claramente evidenciam o não estar no Caminho, e o Senhor mesmo deixa claro que este homem, agora de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos e que é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento, não alcançará do Senhor coisa alguma (Tiago 1:6-8).

Como podemos ver, é de suma importância conhecer O Caminho. Especialmente quando o Manual do Fabricante nos alerta que surgirão falsos profetas e falsos mestres com heresias destruidoras e que muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles será infamado o caminho da verdade (2 Pedro 2:1-2).

Foi por isso mesmo que Deus nos enviou Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida, como ele mesmo nos disse em João 14:6, quando o discípulo perguntou como saber o caminho para o Pai.

Este é o motivo do Natal, “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

Natal é a comemoração disso. De ter-nos sido dado O Caminho de retorno ao Pai, da reconciliação. Aquele que novamente nos liga a Deus, que religa o que nós mesmo desligamos (Romanos 3:23 ; Isaias 59:2). Nós nos afastamos e Ele quer muito que retornemos, que todos conheçamos a verdade (1 Timóteo 2:4).

Por isso Ele veio aqui, para nos ensinar O Caminho, que é Ele mesmo; “ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Não há outro caminho. O artigo definido “o” deixa claro e, Jesus, sabendo de nossa dificuldade em crer, enfatizou: “senão por mim”.

Nós criamos o problema com nossa incredulidade na Sua Palavra (Gênesis 2:17) e desobediência (Gênesis 3:6). Morremos espiritual e fisicamente, logo não temos como solucionar o problema, pois estamos mortos. Por isso Ele veio, sacrificar-se por nós. Só Deus poderia resolver o problema que nós criamos.

E Deus, amoroso que é, registrou isso para nós na Bíblia, o Manual do Fabricante.

Como disse o famoso escritor e apologista Josh MacDowell: “Como pessoa inteligente, você vai ler o livro que tem sido o alvo de maior atenção que todos os outros, caso esteja à procura da verdade” ( Josh MacDowell – “Evidence That Demands a Veredict”).

Neste Natal minha oração é que você aproveite e medite profundamente nesta mensagem de Deus para você: Jesus, o Cristo!!

Porque se você O receber como Senhor e Salvador, crendo e entregando sua vida a Ele (João 1:12 ; João 3:36 ; João 5:24), então realmente celebrará o Seu Natal, terá vida e vida em abundância (João 10:10), vida eterna (João 11:25-26) e nem a morte poderá te separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus (Romanos 8:38-39 ; Romanos 6:23).

Atente para o que Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(João 8:32) e, “se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(João 8:36).

Essa liberdade vai te proporcionar ver e seguir o Caminho!

O Caminho da vida eterna!

Desejo um Feliz Natal de Jesus para você e os seus.

Sempre pronto, Juan Nieto.