Já percebeu como nesta época é um tal de enfeitar aqui e alí? Casas, prédios, parques e ruas, tudo com luzes brancas ou coloridas. Aparecem as inúmeras mensagens de que precisamos ser mais fraternos, ter esperança, alegria, de que Natal é um momento de paz, etc…! Parece até que vão considerar mesmo a data, mas depois o dia 25 vem, chega, passa e novamente Ele não foi lembrado.
A razão do Natal passa despercebida outra vez e todos voltam a correria normal da vida. Sei bem o que é isso, pois eu mesmo vivi assim por 30 anos.
Não é diferente no prédio onde moro; outro dia estava chegando em casa a noite e reparei que já tinham colocado as costumeiras luzes de enfeite de Natal na entrada. Foram estas luzes que trouxeram a minha mente um triste pensamento que reflete a realidade de um grande número de pessoas e famílias neste mundo: “luzes bonitinhas eles colocam, mas a Luz do mundo não querem”!! E meu pensamento se concluiu com um verso Bíblico onde Jesus teve um debate duro com os religiosos da época que procuravam matá-lo! Ele disse aos religiosos: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:39-40).
Quando pensamos teologicamente e olhamos a condição do homem entendemos bem o que acontece. A constatação é triste: o homem insiste em continuar tentando do seu jeito. Não percebe que isso não levará a nada! Aliás, aonde isso levará, só o pensar, é de arrepiar!
O fato é, goste ou não, que no princípio o homem desobedeceu a Deus – e a Bíblia ensina que isso é pecado. Penso que a melhor definição de pecado é “errar o alvo”. Desde então o homem vem errando o alvo. Em tudo que fazemos erramos, é só olharmos o jornal e constataremos os resultados dos nossos erros em todas as áreas, e no Natal não é diferente.
Na sua sede de resolver o problema que ele mesmo criou – quebrar a comunhão que tinha com Deus, o homem tenta de tudo para acabar com o enorme vazio que agora tem dentro de si, no seu coração. Ele então tenta preencher o vazio que sente na alma com inúmeras coisas: com filosofias diversas, religiões que o agradem – mas que não focam em Jesus, trabalho e sucesso material, boas ações e até negando a realidade em que se encontra, muitas vezes dizendo que Deus – o Criador, não existe. Ele está totalmente sem luz, em trevas, não enxerga. Chega a ser patético, mas esta é a triste realidade do homem perdido, está sem comunhão com Deus e carece de Sua glória (Romanos 3:23).
O Natal está aí e é uma grande oportunidade que o homem tem para pensar em Jesus – A Luz do mundo! Jesus foi claro ao dizer: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (João 8:12).
Esqueça as pequenas luzes artificiais – que nem acenderão se faltar energia elétrica, e foque na verdadeira luz que é Jesus, Ele tem poder para iluminar a tua vida, para sempre!
Esqueça as tentativas vãs de alcançar o céu por seus méritos, é impossível. Mas para Deus tudo é possível, por isso Ele desceu à terra na pessoa de Jesus (o Deus Filho), para resolver o problema que nós criamos. Por melhor que você seja comparado a outras pessoas, esqueça o seu mérito, somos pecadores e o padrão exigido por Deus é a perfeição, que só Jesus pôde atingir – levou uma vida sem nenhum pecado. E Ele o fez para que a sua morte injusta, substituísse a merecida por nós, “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23). É gratuito!!! E é vida eterna!!!
Esta é a hora de reconhecermos a nossa culpa, os nossos pecados (temos errado o alvo), nossa incapacidade e, com humildade, nos aproximarmos de Jesus – O Salvador, O Senhor – e colocarmos nossas vidas em Suas mãos, desfrutando assim da Sua misericórdia e passando a sermos objetos de Sua maravilhosa graça.
Não fique mais insistindo nas luzes artificiais, venha para a luz sobrenatural de Deus, Jesus o Filho amado, a Luz do mundo. Não seja como os religiosos da época, como Jesus bem falou, “contudo não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40), queira a vida!! Nós humanos somos teimosos e orgulhosos, mas se olharmos para Jesus e nos despirmos desta arrogância tola, Ele estará sempre pronto a nos aceitar, ele nos ama!!
Sabendo que somos pecadores e erramos o alvo, Ele até registrou as opções e nos deu a dica: “Vê que proponho hoje a vida e o bem, a morte e o mal; … Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para vivas tu e tua descendência” (Deuteronômio 30:15,19).
Há somente duas opções e Deus ainda ajudou, “escolhe, pois, a vida”.
A dica já foi dada, agora a bola está no teu lado, e o momento é o mais propício possível, é Natal!
A minha oração é para que neste Natal de 2018, você aproveite a dica, amoleça seu coração, entregue sua vida a Deus, na pessoa de Jesus Cristo – O Salvador, receba a vida – a vida eterna, e tenha realmente, não só o Natal iluminado, mas toda a sua vida até a eternidade.
Queira a luz, escolha a vida!
Um abraço e sempre pronto, Juan.