Você já recebeu aqueles vídeos bonitinhos, cheio de palavras doces que te incentivam a viver intensamente e a aproveitar a vida? Eles vêm sempre recheados de palavras que parecem a verdade, mas no fim, a mensagem que fica, é: aproveite a vida, seja feliz!
O tempo não volta, viva o presente, blá, blá blá…, afinal, você merece!
Hoje recebi outro desses… era um poema e comentava de uma pessoa que estava guardando a sua melhor roupa para uma ocasião especial, mas ao sair de casa para trabalhar, levou um tiro no peito e morreu. Conclusão do vídeo: não guarde nada para uma ocasião especial, aproveite o presente e seja feliz; até porque, “um dia, você vai suspirar pela última vez!”
Que fique bem claro que sim, tenho toda compaixão do mundo pelas famílias que estão perdendo entes queridos por conta da violência deste mundo, pois em nossas famílias também sofremos este tipo de violência e perda, como o irmão da minha esposa foi assassinado por conta de uma moto (ah, e só para lembrar, esta violência é consequência do pecado do homem).
Mas devemos ter uma visão bíblica da realidade e não a visão do mundo, distorcida e tendenciosa a te enganar.
Sim, claro que devemos valorizar o que temos, sermos gratos e entender que, o presente, é um presente, … etc e tal, tudo isso é correto. Aliás, o Manual do Fabricante ensina que somos mordomos do que “temos” (talentos) e devemos administrar isso com sabedoria e com muito zelo. Também ensina que “é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho” (Eclesiastes 3:13).
Devemos realmente nos atentar, mas duas das grandes falácias deste mundo, que não é justo, são:
1) Precisamos aproveitar as coisas…
Não estamos neste mundo para aproveitar as coisas! Longe disso, fomos feitos pelo Criador para vivermos em comunhão com Ele, numa existência eterna; mas NÓS estragamos tudo ao desobedecê-lo e isso nos separou dEle (é o que se chama pecado – uns não suportam ouvir esta palavra – 2 Timóteo 4:4 – o que denota ainda mais o seu pecado).
A “religação” com Deus, só acontece do jeito que Ele – Deus, fez para resolver o problema que NÓS – homens, criamos. Por termos criado o problema, justamente não somos capazes de resolvê-lo, por isso, Ele veio ao mundo para pagar pela morte que nos era devida!
A punição para o que fizemos (sim, Deus pune), era e sempre será – a morte (depois do fim dos tempos não haverá mais morte). Então, não estamos aqui para aproveitar nada, estamos aqui para entendermos a “cáca” que fizemos e, ao nos arrependermos, sermos perdoados (o perdão é, apenas, para quem se arrepende). Uma vez perdoados devemos avisar outros disso, esta é nossa tarefa número um de vida (por isso escrevo e falo de Jesus para todos).
2) Que precisamos ser felizes…
Esta é outra bobagem e é subproduto da primeira. Isso é muito importante e precisa ser entendido. Veja, é obvio que o objetivo de nossas vidas não é viver triste e nem se enfurnar depressivo numa caverna! Só que o homem nunca será verdadeiramente feliz sem Jesus. A Sua Palavra é clara, é Ele quem diz isso e registrou em muitas passagens (Deus é didático, pois o nosso pecado nos torna lentos em entender), sem Deus nunca teremos a verdadeira alegria de viver.
Podemos até ter breves momentos de felicidades, que logo passam e voltamos a mesmice da “carência da glória de Deus” (cf. Romanos 3:23). Somos carentes. E não são carros novos, roupas novas, viagens novas, casamentos novos que nos satisfarão… senão os ricos e milionários não estariam se matando de tanta infelicidade e depressão… isso é muito óbvio e todos o sabemos. Então o que fazer???
Ora, apenas arrependamo-nos dos nossos erros, nossos pecados, e aproximemo-nos de Deus através do método que ele nos deu gratuitamente, Jesus, o Cristo, o Filho de Deus, enviado para pagar a nossa conta! Recebamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, o “religador” da separação que causamos e confiemos nEle para nos dar a vida eterna com Ele. Então sim, poderemos ter a eternidade para aproveitarmos desta comunhão que nos fará mais do que felizes, bem-aventurados!!
E se fizermos isso tudo, então não teremos o final trágico que o vídeo menciona, de suspirarmos pela última vez, pois o que são de Jesus, nunca morrerão. É promessa que Ele nos deu dizendo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11:25-26). E Ele mostrou que pode cumprir a promessa sendo Ele mesmo o primeiro a ressuscitar em um corpo glorioso!
Isso é que é a verdade da vida, recomendo meditar bastante nisso. O seu futuro na eternidade depende disso. Claro que estou as ordens para ajudar no aprofundamento desta verdade. Pode contar comigo!
Aproveito o dia de hoje para desejar a todos um Feliz 5781 – Shaná Tová Umetuká (um ano bom e doce)!
Deus os abençoe a todos!
Sempre pronto, Juan Nieto.