Num ano que em quase morri duas vezes, chegar e falar do Natal é realmente uma grande alegria!
Vamos aproveitar para examinar o significado de Natal, que ainda é muito mal entendido pela maioria, afinal o inimigo satanás não tira férias e há milênios está confundindo e enganando o homem.
Talvez você não tenha lido o post que coloquei no Facebook no último dia 19/abril, mas lá contei que tive um infarto da artéria esplênica – artéria que leva sangue ao baço. Como sempre fiz muito esporte, tenho uma excelente alimentação, não fumo e nem como fritura ou porcariada em excesso, os médicos disseram que realmente não tinham uma explicação e que isso é muito, mas muito raro. Se fosse em um órgão vital, poderia sim ter sido fatal.
Vi e ainda vejo tudo isso como um total livramento de Deus, que desviou este “dardo inflamado do maligno” (Efésios 6:16) para um órgão que, se precisar, podemos até viver sem ele.
Bem, começava então a saga de tentar descobrir o que houve. Comecei a ser acompanhado por dois médicos e fazer exames de tomografia com contraste. Para surpresa geral, o exame de 9 de novembro, acusou um aneurisma sacular já razoavelmente grande em tão pouco tempo – 7 meses. Isso preocupou os médicos e fui consultar outros especialistas nisso – endovasculares. Todos foram unânimes na urgência de me operar e que eu não deveria fazer nenhum esforço físico, para não estourar o aneurisma.
É aí que entra novamente a mão de Deus, pois uma semana antes deste exame de novembro, eu tinha voltado de férias onde fizemos trilhas difíceis, carreguei peso, fiz força e estive em lugares em que, se tivesse tido algum problema, não teria tido chance alguma de sequer ser socorrido e se o socorro chegasse, seria certamente tarde. Deus nos cuida e, na maioria das vezes, nem percebemos! Isso ficou muito claro ao fazer o exame dias depois de voltar e perceber a bomba relógio que estava em meu corpo. Novamente fui salvo pelo Senhor, que tudo controla. Glória a Deus!
Bem, no dia 8 de dezembro fui operado e, graças à Deus, tudo correu muito bem. Foi feita uma embolização do aneurisma, um procedimento que coloca na artéria e no aneurisma um material que impede o fluxo de sangue e com isso não há a possibilidade dele estourar e acontecer uma hemorragia.
Deus de novo controlou tudo e a cirurgia foi muito bem feita pelo Dr. Vinícius, a quem sou grato! A recuperação é extremamente rápida, pois acontece por cateterismo. Resultado, 4 dias depois já estava caminhando na Av. Paulista.
Isso me traz até aqui, e posso comentar, escrever e novamente conversar contigo sobre o Natal e tudo que ele significa, pois Deus me deu a alegria de mais uma vez poder comemorar o nascimento de seu Filho Jesus para nos salvar.
Começarei dizendo, com tristeza, que a maioria das comemorações de Natal já estão comprometidas de saída, simplesmente porque muitos sequer entendem o que estão comemorando, e por isso não comemoram Natal, só comem.
O Natal não é um momento para nos reunirmos em família, comermos, trocarmos presentes e termos um momento agradável juntos, apenas. Não que isso seja errado, longe disso! Eu também o faço e gosto, mas Natal não é só isso. Isso pode ser feito a qualquer momento. Sempre podemos organizar uma reunião, uma festa e termos um tempo bom junto de pessoas que amamos.
Percebeu como satanás tem enganado a muitos? Sagaz (Gênesis 3:1) que só ele, é mestre em desviar a atenção. Tudo que é realmente importante para o homem, ele faz questão de tirar do foco.
Para o Natal ele colocou o Papai Noel, que todo mundo sabe que não existe, mas sempre fica falando dele, especialmente aos filhos!
Para a Páscoa, ele colocou um coelho! Coelho?? Isso, um coelho, e pior, que bota ovos!
Ah, muitos podem pensar: mas eu sei que isso não existe, é só brincadeirinha!
É aí que você é enganado, está sendo ludibriado e ainda acha graça. Assuntos espirituais não são para brincadeira. O diabo está tirando seu foco daquilo que você mais precisa, Jesus Cristo o Senhor, o Salvador, o Filho de Deus, que encarnou para nos livrar do nosso pecado, para morrer a morte que nós merecemos, para justamente nos salvar da perdição eterna. Do inferno mesmo! Agora se o foco for colocado em qualquer bobagem, deixaremos de pensar no que importa, no que nos salva… e continuaremos mortos em nossos pecados (Efésios 2:1).
Por isso o Natal de verdade deve ter, principalmente, um tempo para comentarmos, ensinarmos (especialmente às crianças) e debatermos sobre a vinda de Jesus para nos salvar. Falar do milagre de Deus ao se fazer homem (Filipenses 2:5-11) e vir morrer por nós.
Só o fato de Deus se fazer homem já é um milagre fantástico. Se isso não for falado na sua comemoração de Natal, por mais que sorria e entregue presentes, você não comemorou o Natal verdadeiro.
Se você não considerar que essa vinda de Jesus ao mundo foi tão somente para poder viver uma vida perfeita (sem pecado) e ser um sacrifício aceitável (por Deus) como pagamento pelos nossos pecados e ser o cordeiro perfeito – o Cordeiro de Deus de João 1:29, então você não entendeu nada, e está só comendo uma refeição.
Este entendimento é vital para todos nós. Ao entender que somos pecadores (Romanos 3:23) e que a consequência do pecado é a morte (Romanos 6:23), podemos finalmente valorizar o sacrifício de Deus enviando Jesus para nos substituir e sofrer a morte que nos era devida.
Podemos então fazer o que João 1:12 ensina, receber Jesus como nosso Senhor e Salvador – ou seja, crer nEle, na sua mensagem. Podemos colocar nossas vidas em Suas mãos e receber a vida eterna!!
Entendeu esta parte? ETERNA! Viver para sempre e com Deus! Num lugar sem choro, sem lágrimas, sem morte, sem doenças e sem sofrimento! (Apocalipse 21:4) Percebe?
Entendeu agora por que satanás tira o foco de toda humanidade daquilo que é importante? Ele quer te enganar, porque quer somente “roubar, matar e destruir” (João 10:10).
Ele é assassino e mentiroso (João 8:44). Ele não é inimigo apenas de Deus, mas de tudo que Deus ama. E Deus te ama muito (João 3:16) e quer que você entenda o real significado do Natal e da salvação que só Jesus pode te dar (João 14:6).
Se entendemos isso, então podemos ser feitos Filhos de Deus, não só criaturas de Deus, e ter a vida eterna!
É isso que desejo para você, sua família e seus queridos, uma verdadeira comemoração do Natal.
Medite, considere e seja abençoado por Deus.
Para completar, deixo abaixo esta maravilhosa interpretação de uma música linda que resume o Natal muito bem!
Qualquer dúvida, estou as ordens para ajudar.
Um grande abraço e sempre pronto, Juan Nieto.