A Grande Oportunidade da Reconciliação

postado em: Evangelismo | 0


Rapaz, faz tempo que não escrevo, temos tido dias intensos e cheios de desafios: no ministério onde trabalho, a luta do meu sogro durante grande parte do ano com várias internações e sua partida há 3 meses, os planos e a gradual mudança para outra cidade, os cursos e viagens para tudo quanto é lugar do Brasil, os discipulados começando bem cedo e o dia-a-dia de trabalho, ufa, realmente foi um ano bem intenso.

Mas esta é uma ocasião muito oportuna! Natal, vamos falar mais sobre o Natal.

Sim, o Natal está na esquina e gosto de falar sobre ele, mas de falar a Verdade, não estorinhas, tipicamente mencionadas nesta época.

Muito se fala sobre o Natal e pouco sobre a razão do Natal – Jesus. Muito se fala errado, muito se discute, se conjectura, mas qual é a verdade? Você sabe?

Você já percebeu que nasceu, cresceu e quando percebeu que era gente, já tinha este lance de Natal? Hehe… Nunca se perguntou a origem disso?
Talvez, como no meu caso, e imagino que na maioria das vezes para as outras famílias também seja o caso, a gente aprende que esta é uma época de desejar e externar o bem. É como uma tradição, um momento para pensar em coisas boas, encontrar amigos e parentes, termos jantares e almoços com os mais próximos, confraternizações e assim por diante.
É um momento de mandar aquele abraço e beijo para os amigos, parentes e aqueles mais distantes que não podemos falar no dia-a-dia. A mídias sociais bombam nesta época.
Também, claro, é tempo de pensar nos mais carentes, fazer alguma boa ação e desejar que eles fiquem melhor! Não é isso? Penso que seja assim talvez simplesmente pela maneira como ele acontece ou sempre aconteceu na maioria dos lares.
E lógico, depois de uma semana, bora pensar no novo ano e planejar a vida, que sempre tem os seus desafios.

Será que é isso mesmo?
Será que a gente não colocou este assunto no automático? Especialmente sem entender a relevância e a profundidade do tema?

Por que temos o Natal? Qual o significado dele? A importância? Será que preciso mudar algo nesta tão costumeira “tradição”? Estarei eu errado ou errando em algo?

Vamos entender a realidade dele e quão significativo realmente é o Natal!
Esta será uma oportunidade de ouro para você e sua família! 😉

Para isso precisamos encarar fatos que podem ser duros para muitos, mas como é para o seu próprio bem, fique firme, pois vai valer a pena.

Tudo começa no começo, isso mesmo, lá no Gênesis!! 🙂
Deus nos criou (Gênesis 1:26-28) e claro, de cara, já nos deu a nossa tarefa: multiplicar e cuidar da terra.
Pena que temos errado muito em ambas as ordens! 🙁
Tristemente são mais de 50 milhões de crianças assassinadas por ano nos ventres de suas mães! Sem contar as guerras e assassinatos.
E na natureza a situação não está melhor. Ela é, a cada dia que passa, mais machucada pela ganância dos homens que a destroem por mais e mais dinheiro! Quanto querem? Você já sabe o adágio, nunca é o suficiente, sempre precisam de só mais um pouquinho.

E tudo isso acontece porque o homem errou e desobedeceu à Deus, (Gênesis 3:6) e por conta disso, conheceu o mal (Gênesis 2:17), e a morte entrou na raça humana e no mundo.
Também Romanos 5:12 deixa claro que “por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”. Ou seja, você e eu somos pecadores, filhos de pecadores.

Conhecemos o mal e o temos visto o tempo todo. Por isso sofremos, mas a culpa é do homem. E claro, você deve estar pensando, que culpa tenho eu da pisada de bola de Adão e Eva? Não é?

Eu sei bem disso porque já pensei assim também, e muito!! E pensava que um dia iria ter uma conversa séria com este Adão! Hahaha… e muita gente com quem converso também pensa assim.

O problema é que, se fôssemos nós, você, eu ou qualquer outra pessoa, teríamos cometido exatamente o mesmo erro… então não podemos condenar o Adão.

E mais, depois de uma grande exposição da realidade e como são nossas atitudes e pensamentos, desde o verso 9 até o 20 do capítulo 3 de Romanos, Deus enfatiza e nos explica que todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).
Todos! Sabe quem está incluído em “todos”? Então… isso mesmo, todos. Você e eu também.

Entenda que esta carência da glória de Deus se traduz numa separação, numa desconexão, um afastamento terrível de Deus (Isaias 59:2), também chamado de morte espiritual.

Voltando para o Gênesis, entendemos que o perigo alertado em Gênesis 2:17 de que morreríamos se, desobedientes, comêssemos do fruto do conhecimento do bem e do mal, realmente se tornou realidade, aconteceu e a morte entrou no mundo. Tanto que no capítulo 5 de Gênesis isso fica patente quando Deus mostra que os homens nascem, vivem e morrem. Ele repete o “e morreu” por oito vezes!! Parece aquele desenho dos anos 70 (ops…agora entreguei a idade) quando o Muttley falava: “eu te disse, não te disse? – eu te disse.”
Deus também diz para mim e para você! E isto foi tão trágico, quanto maravilhosa é a solução que Ele nos deu!

Primeiro entenda o lado trágico. Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, ou seja, criados para existirmos para sempre, assim como Deus, pois Ele é eterno. 😉

Percebe? Um pequeno exemplo é que basta vermos como o corpo se renova. Células novas nascem todos os dias, mais de 400 bilhões de novas células por dia! Uau! Que espetacular!
Infelizmente o nosso erro lá de Gênesis 3:6, nossa desobediência, também chamado de pecado original, impactou também isso… e não temos a renovação de maneira perfeita e infinita como inicialmente. Por isso morremos fisicamente.

E pior, se morrermos fisicamente enquanto estamos mortos espiritualmente, então ficaremos longe de Deus para sempre. Lembra de Romanos 3:23 que mencionei acima? De que carecemos da glória de Deus? Se morrermos sem nos reconciliarmos com Deus, ficaremos eternamente longe de Deus, sem Deus, sem a sua glória.

O que é isso, esse negócio de nos reconciliarmos com Deus? Ahh… agora estamos chegando na razão do Natal, na solução de Deus para a sua e a minha vida!
Entenda: ao desobedecermos a Deus e pecarmos (em Adão somos todos desobedientes, e lembrando que se fôssemos nós, teríamos cometido o mesmo – o mesmíssimo erro), nós fomos separados de Deus, justamente pelo pecado (Isaias 59:2).

Podemos dizer que “brigamos” com Deus, nosso criador! Estamos brigados de nascença. Por isso precisamos nos reconciliar!

Estamos separados e carecemos de Sua glória, como já vimos. O grande problema disso é que nascemos e nem sabemos desse problema. Na maioria das vezes porque nossos pais não sabiam e não nos contaram.

Somos cegos espiritualmente falando. E vamos levando a vida assim, sem saber. É por isso que acabamos não vivendo o Natal e outras comemorações importantes da maneira correta.

Entramos na tradição, preparamos a ceia, enchemos o bucho, damos um ou alguns presentes e pronto, segue o jogo. É isso que sempre foi em casa. Percebe? Acabamos vivendo um Natal infinitamente menor e menos significativo do que o planejado e apreciado por Deus.

O bom é que Deus planejou a solução do problema que criamos ao pecar! E ela se chama Jesus! O Natal de Jesus.

A possibilidade da reconciliação é justamente o Natal! É a solução de Deus para mim e para você! Perceba que nós brigamos com Deus (pecamos), mas Deus, como é perfeito, tomou a iniciativa de vir nos perdoar. Ainda que nós não tenhamos nos dado nem conta, que dirá pedido perdão. Entendeu?

É o que Ele mesmo nos ensina em Romanos 5:8 “Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.
Viu? Preste atenção para o: “pelo fato”. É fato!
Deus já deu o primeiro passo! Ele estendeu a mão para mim e para você!

O que precisamos fazer é deixar o orgulho de lado e esticar a mão também e nos aproximarmos do Pai celestial! Vai aproveitar e se reconciliar com Deus?
Eu já o fiz e posso atestar, é maravilhoso! É único, é espetacular. É entender o amor de Deus por nós! Entender realmente o significado do Natal. Não estou falando de religião, cuidado, estou falando de um relacionamento pessoal com o próprio Deus, na pessoa do Deus Filho, Jesus Cristo.

Lembra de Romanos 5:12 que mencionei acima? De que em Adão a morte entrou e passou a todos?
Agora veja que maravilhoso, como Deus nos presenteia um pouco a frente no mesmo capítulo, nos versos 17 e 18:

“Se pela ofensa de um, e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.

Perceba nos detalhes, que Deus deixa claro para mim e para você, que há condenação pelo fato de O termos ofendido, sim, mas há igualmente graça (que é um favor imerecido) e justificação para todos os que recebem o dom de Deus – o presente, que é Jesus (João 3:16). Isso significa o perdão dos nossos pecados! E convenhamos, estes não são poucos.

Quando recebemos Jesus, somos perdoados, reconciliados (Romanos 5:10-11) e passamos a estar novamente “de bem” com Deus. Entendeu? Voltamos a ser amigos de Deus. 🙂

Mas o que é “receber a Jesus”?
Ele também nos ensina isso, veja João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que creem no seu nome”.

Viu? Receber a Jesus significa crer em Jesus. Mas este crer não é meramente acreditar e seguir com a mesma vida. Não é continuar vivendo do meu jeito; não.

É um crer que se reflete nas nossas ações, implica em uma novidade de vida. Significa que agora eu morri para mim mesmo, para meus desejos, para o meu velho jeito de viver, e agora vivo do jeito de Jesus. Sou transformado a cada dia e vou me parecendo mais com Ele.

É um crer que leva à obediência! E com submissão, que significa que fico feliz por obedecer. Afinal sei que tudo que Deus quer para mim, é para o meu bem (Jeremias 29:11)! Eu agora confio em Deus, totalmente. Este é o verdadeiro Natal! 🙂

E esta é a grande oportunidade que se abre para você agora. Ler e reler este texto, pequeno, mas com grande possibilidade de mudar a tua vida, e para sempre! 😉
Mudar para ter a eternidade com Deus, para uma eternidade de alegria e de felicidade. Como ensina Apocalipse 21:4E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”

Seremos, como todos sempre querem, felizes. Realmente felizes. Só seremos felizes mesmo (e para sempre) se recebermos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Se tivermos nossos pecados perdoados e passarmos a desfrutar da comunhão, da glória de Deus que perdemos ao pecar, como já vimos aqui.

Então, resumindo, Jesus veio (este é o Natal) para nos dar algo que nós desejamos desesperadamente, mas não o teremos jamais a não ser que reconheçamos nossa condição miserável e pecadora, que nos arrependamos dos nossos pecados e O recebamos como Senhor e Salvador de nossas vidas.
Ele veio como presente dado por Deus (João 3:16) para nos livrar das consequências dos nossos pecados. Estes que cometemos todos os dias e que já estamos até cansados de cometer. 🙁

Você quer este presente? A Vida Eterna?! E, vida em abundância? (João 10:10b).

Se quer, eis o tempo oportuno para sua salvação e a certeza da vida eterna com Deus! Uma vida que Ele preparou para você desde antes da criação do universo (Efésios 1:4). Desde antes de nascermos, como vimos.
Ele enviou Jesus para nascer e morrer por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8)!

Ele foi especial estendendo a mão para nós! Que tal deixarmos o orgulho de lado e recebermos o que Deus tem de melhor para nós?

Receber a Jesus?
Mas como faço isso?

É simples, e tem que ser, pois é acessível a todas as pessoas.
Basta você orar de coração, falar com Deus e pedir perdão para Ele.
Pode ser com suas palavras mesmo, mas se quiser uma ajuda, basta dizer:

“Deus, reconheço que pequei! Que tenho Te ofendido e me arrependo disso! Perdoa, Senhor, os meus pecados, meus erros, minhas ofensas e dá-me uma vida nova em Jesus, uma segunda chance! Eu recebo o teu Filho Jesus como meu Senhor e Salvador e quero viver uma vida que honre e glorifique o Teu nome, é o que te peço Senhor, em nome de Jesus!”

Pronto, se você fez esta oração de coração, posso te assegurar (porque Deus assegura em Sua Palavra – veja 1 João 1:9) que você foi perdoado, e reconciliado, foi aceito por Deus em Sua família (Efésios 2:19c)! Você foi salvo e agora terá a vida eterna.

Se fez a oração, escreva para mim ou ligue para mim e me conte esta maravilhosa notícia, quero orar por você e com você.

Dicas finais se você fez a oração.
Agora é viver uma vida nova e especial. Será maravilhoso! Garanto. Recomendo que comece a conhecer melhor a Deus, a Jesus e a sua Palavra. Comece a ler a Bíblia; no seu ritmo, pode começar pelo evangelho de João, depois vá para o início do novo testamento e leia-o todo. Então vá para o início da Bíblia e leia-a toda.
Claro que você vai ter algumas dúvidas, mas é para isso que estou aqui. 😉
Pode me perguntar as dúvidas que surgirem, ok?

Agora que você já sabe o que é o Natal de verdade, quero te desejar um Feliz Natal de Jesus, e um abençoado 2024 para você e todos os seus queridos.

Ah, e lembre-se de que, com Jesus, as bênçãos são eternas! 🙂

Feliz Natal com Jesus!
Abraços e sempre pronto, Juan Nieto.