O Discipulado e as igrejas do Apocalipse!

postado em: Discipulado | 0

Você já leu o livro do Apocalipse? Encontrou o discipulado lá? Quer ver?

O discipulado é uma obrigação do crente para com o Senhor Jesus, é de vital importância para a saúde e o crescimento da Igreja de Cristo e é fundamental em nossa vida de obediência a Ele.

Certo?

Veja que Mt 28:19-20 não deixa dúvidas quanto a esta ordem. Está muito claro no uso do tempo verbal imperativo. Também o que deveria ser ensinado está totalmente explícito – guardar todas as coisas que Jesus nos ordenou.

Ainda que não precisemos de outros textos para nos assegurar de que temos que obedecer esta ordem, é gostoso encontrar passagens sobre Discipulado ao longo das Sagradas Escrituras, como nos vários casos dos discípulos do apóstolo Paulo que encontramos pelo Novo Testamento.

Entretanto, ao estudar o livro de Apocalipse, fiquei especialmente entusiasmado ao ver um exemplo do resultado do discipulado.

Vejamos o seguinte texto e meditemos um pouco a respeito da igreja de Éfeso:

“Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.” (Ap 2:2-3).

Que fantástico é notarmos que os efésios era bem preparados contra os ataques à verdade de Deus. Eles não suportavam os homens maus, antes os colocavam à prova e os achavam mentirosos. Hoje não é diferente, temos pessoas que também estão falando mentiras, e também usam o nome de Deus para isso.

Paulo ensinou o Evangelho aos efésios por três anos e no último encontro com seus líderes, antes de partir, deixou um aviso de que falsos mestre apareceriam (At 20:28-31). Os efésios aprenderam bem a lição.
Quando Timóteo foi para Éfeso, Paulo instou que ele não falhasse no seu trabalho duro, paciente e perseverante (2 Tm 2:24-25).

As palavras de elogio de Cristo para a igreja de Éfeso são a prova de que Timóteo e esta igreja levaram as advertências de Paulo a sério, colocaram-nas no coração e as aplicaram. Mais que isso, mostram que Paulo foi obediente a Sua ordem, discipulou um homem fiel (ainda que jovem) e que Timóteo, como bom discípulo que maneja bem a palavra da verdade, colocou tudo que aprendeu em prática, exatamente como Jesus mandou.

Que legal é ver esta sequência, o ensino do discipulador para discípulo, e depois para outros homens fiéis e idôneos que, certamente instruíram outros, como vemos no elogio do Senhor para a igreja.

É inspirador ver o Discipulado funcionando, os efésios combatendo as falsas doutrinas e os homens maus e corrompidos.

Que excelente ensino sobre a importância de investirmos em outras vidas, levando-as a uma genuína transformação, para termos igrejas saudáveis, que cresçam e amadureçam espiritualmente e a cada dia mais se pareçam com o nosso senhor Jesus Cristo.

Vamos discipular?

Sempre pronto, Juan.