Nos jogos vorazes da vida, o tranco pode ser bem forte!!
E eu te pergunto: Vamos ter dificuldades? Sim ou não?
Ou, como dizem alguns: está amarrado? Está reprendido? Ter problemas é falta de fé, o cristão não deve ter problemas porque Deus o ama!
Será isso mesmo? As pessoas logo começam a responder o que acham… certo?
E como sempre digo: o que eu acho ou qualquer outro possa achar é totalmente irrelevante!!
Precisamos sim é ver o que ensina o Manual do Fabricante!
João 16:33 nos ensina claramente: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Sim, teremos dificuldades, aflições ou tribulações. Jesus já nos alertou!! E por que Ele nos alertou?
Ora, justamente para não nos espantarmos, para não nos assustarmos, para não perdermos a fé. E também para estamos preparados! Sempre prontos, eu diria!
Mas que dificuldades teremos? O que imagina?
Vejamos alguns exemplos: desempregos, doenças, traições, decepções, tristezas, lutas, injustiças, roubos, furtos, enganos, morte, etc… a lista pode ser longa, mas estes já servirão bem ao nosso propósito de estudo.
Vamos ver agora o trecho em questão: Marcos 4:35 – 5:01.
Leia o trecho na Bíblia primeiro e só depois continue a leitura aqui, ok? É rapidinho!
Agora vamos expandir e aplicar.
As tempestades da vida vem mesmo, sempre vieram e sempre virão. Por isso Jesus nos preveniu.
A grande pergunta é: Como vamos reagir?
O texto nos apresenta duas reações que devemos aprender a desenvolver:
1) Com Jesus devemos aprender que, apesar das tempestades da vida, não devemos perder o sono. Jesus estava dormindo tranquilo em meio à tempestade (v.38).
Se você leu os outros estudos do blog (veja: Esperança em Cristo nas Dificuldades Financeiras), aprendeu que preocupação é pecado, estultícia (ou burrice), paganismo, incredulidade e que não está nos planos de Deus para nossas vidas. Então não devemos perder o sono por nenhuma dificuldade que os Jogos Vorazes da Vida nos apresentem! Sei que não é fácil, mas não é impossível.
Não sejamos criticados por Jesus: “Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé?” (v.40)
Esta frase de Jesus leva-nos a fazermos uma pausa neste ponto do estudo e explorarmos um pouco mais a questão e seus desdobramentos: mas o que é fé, afinal?
O bom, querido(a) leitor(a), é que o Manual do Fabricante, a Bíblia, tem resposta para tudo!
“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11:1)
E mais abaixo ele ainda ensina: “… sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam.” (Hebreus 11:6)
Veja que Crer é diferente de Entender. Crer para ver!
Por isso Jesus disse a Tomé: “Bem-aventurados os que não viram, e creram.” (João 20:29)
Você pode estar pensando: Mas o que tem tudo isso a ver com o que estávamos estudando?
Tem tudo a ver, perceba que no verso 35 Jesus disse a seus discípulos: “Passemos para a outra margem.” (Mc 4:35)
Jesus já tinha dito aos discípulos que eles iriam para a outra margem! Eles não deveriam ter duvidado, deveriam ter tido fé! Acreditar como diz Hebreus 11:1, com certeza, com convicção! E não acordar o mestre achando que iriam morrer (v.38)! Por isso foram repreendidos!
Ora, quando Jesus (que é Deus – Deus Filho) nos diz algo, devemos simplesmente crer, não duvidar!! O que Ele diz, acontece, sempre aconteceu e sempre vai acontecer! Isso é o legal de ser discípulo de Jesus, podemos saber muito do que vai acontecer; e podemos crer e depois ver as coisas acontecerem exatamente como Ele disse que seriam.
O que você tem duvidado da Palavra de Deus e que tem trazido medo à sua vida, como aos discípulos? Não duvide, tenha fé! Entregue suas tempestades para Jesus e durma tranquilo. Tenha fé em Jesus, Ele não mente.
Mas, como ter fé? Ou mais fé? O Manual ensina: “E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)
A Bíblia nos deixa claro que a fé vem da palavra de Cristo! Para ter fé ou para aumentar sua fé você deve ouvir a palavra de Cristo. Esta é a fé que Jesus Cristo dá, para o nosso bem! Uma fé que traz esperança e paz!
2) A segunda coisa que podemos aprender é com os discípulos. Quando as tempestades da vida vierem e nos alcançarem, nós devemos clamar àquele que controla e manda até nas tempestades! (v.38 +v.41)
Não sejamos estultos como os discípulos que não se lembraram de que Jesus disse que iriam para o outro lado (v.35). Veja que eles já conheciam os Salmos 65:7 ; 89:9 ; 107:29 que falam todos do poder de Deus em controlar até a fúria dos mares!! Sem contar na abertura do Mar Vermelho!! Se Jesus diz, tá dito! (Mc 5:1)
Melhor seria terem acreditado, mas se vierem as tempestades a nos alcançar, nunca clamemos a outro que não Jesus, aquele que até o vento e o mar lhe obedecem.
Então, podem ser lutas bravas onde Deus quer ensinar o significado da perseverança, que nos leva até a esperança, que não confunde (Romanos 5:3-5).
Pode ser que Deus esteja querendo nos ensinar a ter bom ânimo ou coragem como também é chamada (João 16:33). Lembre-se de que coragem não é ausência de medo, é fazer apesar do medo! E para isso precisamos de fé, novamente a fé!
E, finalmente, pode até ser que Deus permita em nossa vida a última das tempestades, a morte; mas ainda mais nesta devemos nos lembrar de Suas palavras: “Quem crê em mim (Jesus), ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”(João 11:25-26)
Para esta também precisaremos de fé, fé em Jesus, sem a qual é impossível agradar a Deus!
Você está pronto?