O discipulado é incrível e nos aproxima não só do nosso discípulo, mas muitas vezes de toda a família dele.
Este post surgiu de uma pergunta enviada por e-mail por uma jovem (17 anos) filha de um Timóteo meu. Fiz uma resposta detalhada e ela me autorizou a publicar aqui no blog do Caminhar com Cristo!
E-mail:
Preciso de um aconselhamento se você puder me ajudar. Claro, sendo mulher e ao mesmo tempo cristã, tenho algumas duvidas sobre o que o feminismo prega e como isso se concilia ou não com a Palavra. Será que pode me ajudar?
Resposta:
Bem minha querida, o tema é interessante e vamos começar pelo começo!! rsssss……
Antes de mais nada, vale uma primeira consideração:
Nada que esteja contrário a Palavra de Deus está correto!
Então, seja feminismo, seja machismo, seja qualquer outra teoria ou filosofia criada pelos homens, se forem contrários ao que a Bíblia ensina, estarão errados.
E atenção, se for parecido, bem parecido, mas tiver pequenas diferenças, ainda assim será errado. Entende?
Aliás, este é o típico jeito que o diabo gosta de fazer, bem parecido, mas errado.
Deixe-me exemplificar assim: para conseguir uma latinha de refrigerante na máquina, precisa por o valor todo, não serve 99%, certo?
Digamos que seja um real, então não adianta colocar 99 centavos e esperar que a latinha saia…. precisa ser 100%.
Com Deus é a mesma coisa, não adianta ser bem parecido… se for 99% certo, é como ser 100% errado!!
As coisas são ou certas ou erradas. Tudo é binário (como dizemos em informática).
Por que digo isso? Porque, como muitas filosofias, o feminismo prega ou defende coisas que estão certas, mas isso não torna toda a filosofia correta, muito menos defensável ou desejável para os cristãos, nem para ninguém. Pena que os que não conhecem a Bíblia não saibam com o que comparar e por não saberem com o que comparar, acabam comprando gato por lebre, achando que é uma coisa boa.
Viu a falta que a Bíblia faz para as pessoas? Fica claro porque a chamo de Manual do Fabricante! 🙂
Dito isto, vamos ver como podemos avaliar esta filosofia ou qualquer outra.
Como fazer, tem ideia? Como fazer para saber se uma dada filosofia é boa ou não?
O que fazer para encontrar os erros? O que você pensa?
Sabe como especialistas descobrem notas falsas? O que você acha que eles ficam estudando? As notas falsas?
Eles investem todo o seu tempo, olhando e estudando notas verdadeiras, conhecendo cada detalhe, cada nuance, cada cor, desenho, textura, etc… para que, ao ver a falsa, as diferenças saltem aos olhos. Fiquem total e facilmente evidentes! Percebe?
Então voltemos à pergunta: como descobrir que uma dada filosofia é falsa? Ou uma religião ou um pensamento ou um achismo, como tem muito hoje devido ao crescimento da ideia de que tudo é relativo, o tal relativismo. Como?
Para encontrarmos os erros e não sermos enganados, precisamos conhecer muito bem a Verdade. O que é a Verdade? Pilatos perguntou isso para Jesus, lembra?
Veja então: Deuteronômio 32:4, Jeremias 10:10, João 14:6 e João 17:17 (veja lá estas passagens agora, antes de continuar)!
Percebeu? Depois acesse uma Bíblia on-line, como o https://www.biblegateway.com por exemplo e pesquise: “Deus é verdade” ou “verdade”.
Você vai encontrar centenas de ocorrências na Bíblia dizendo que Deus é Verdade. Jesus, que é o Verbo de Deus (e também é Deus, o Deus Filho) é a Verdade. A Palavra de Deus é a Verdade, pois Deus e Sua Palavra são um só, logo a Palavra de Deus também é verdadeira.
Agora temos a solução para todos os problemas, todas as teorias, filosofias e etc… é só comparar com Deus e com a Sua Palavra (O Manual do Fabricante!). Então, para isso, tal como os especialistas em reconhecer dinheiro falsificado, precisamos conhecer muito bem a Bíblia. Aliás, Deus nos ensina isso e nos alerta para que a conheçamos muito bem, veja: Mateus 22:29, 2 Timóteo 2:15, Deuteronômio 6:6, Salmo 19:7-11; 2 Timóteo 3:16-17 (veja estas passagens agora) … para citar somente algumas.
Nossa obrigação é conhecer bem a Bíblia, por isso tenho sempre participado em estudos bíblicos, como o BSF por exemplo. Recomendo fortemente, pois é um excelente estudo!
É uma obrigação, uma ordem de Deus e, logicamente, é sensato conhecê-la profundamente.
Com esta introdução, agora podemos pensar um pouco no feminismo.
O que ele queria quando surgiu, basicamente? Que as mulheres tivessem os mesmos direitos que os homens. De voto, de estudo, de trabalho, etc… Que mais? Que elas não fossem maltratadas, violentadas, humilhadas e etc… depois veja mais na internet sobre o tema. Claro que tudo isso está certo! Deus mesmo planejou assim. Vamos ver isso?
Veja Gênesis 2:18: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (ênfase minha com finalidade educativa).
Detalhando mais:
Auxiliadora: no original é Ezer (em Hebráico) e significa: “que lhe corresponda, que o complemente”. Ora, se um complementa o outro, o outro complementa o um! Logicamente. Certo? Logo, quem é mais importante?
Ambos tem a mesma importância, de complementar o outro! Compreende?
Idônea: no original é Kenegdo e significa: “Frente a frente”. Deus só usa esta palavra na Bíblia toda para duas pessoas, a mulher e para Ele mesmo. Fantástico! Veja a importância que Deus dá para a mulher, ela deveria ficar frente a frente ao homem. Antes dela ser feita quem estava frente a frente ao homem era o próprio Deus!
Então a mulher veio como que “substituir” esta presença, para fazer esta companhia ao homem, quanta honra para a mulher!
Foi feita para complementar e ficar de igual para igual.
Aliás, feita inclusive de sua costela!! Como o verso 23 mais a frente diz: “esta afinal é osso dos meus ossos e carne da minha carne“… percebe? Mais igual impossível. Foi o primeiro projeto de “clonagem” do mundo e, logicamente, deu certo 🙂 .
Deus nos fez iguais e complementares. Só Deus mesmo! O homem teria errado feio…. querendo um ser melhor que o outro… como sempre.
Então de onde veio a diferença? De onde veio esta ideia de se achar superior ao outro, seja da mulher, negro, pobre, etc… adivinhe?
Não, não adivinhe!!! rssss…. pense!!! E veja no Manual do Fabricante!! 🙂
Você disse pecado?? Ahhh, acertou!!! O pecado do homem trouxe todos os nossos problemas.
Gênesis 2:17 “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (ênfase minha com finalidade educativa). Lembra?
Veja também Gênesis 3:1-6 para lembrar de que comemos e por isso morremos e o verso 7 ainda nos diz que “abriram-se, então os olhos de ambos,…” (ênfase minha com finalidade educativa) e temos conhecido todos os males desde então.
Um deles é a soberba, a ideia de se achar melhor e superior ao outro… lembra do que Jesus disse aos fariseus em Mateus 12:34b? “…porque a boca fala do que está cheio o coração”.
Veja mais em Lucas 6:45 e Tiago 3:2-12 … e especialmente em Mateus 15:19 “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”! Ou seja, depois que pecamos, todos os problemas tem sido causados por nós mesmos… 😥 e tudo vem do nosso coração corrupto!
A história mostra, inclusive a Bíblia, que os homens trataram as mulheres com desrespeito e violência! A isso, o mundo deu o nome de machismo, obviamente um nome errado. Certo? Qual deveria ter sido o nome correto? O que pensa?
Isso, pecado!! O pecado, não tratado, cria toda sorte de maldades… daí as mulheres, cansadas disso (e com razão), criaram o feminismo (agora sem razão, porque cometeram o mesmo erro dos homens) para tentar equiparar os sexos.
Para consertar um erro, elas criaram outro erro.
Pregam coisas boas, como já disse: não à violência, à discriminação, etc… mas criaram uma filosofia de competição. Teve até uma novela chamada Guerra dos Sexos para por lenha na fogueira. E como sempre, quase toda novela é totalmente destruidora dos bons valores cristãos e, posso dizer, demoníaca em seus ensinos, tanto os explícitos, mas principalmente os subliminares! Um conselho: não assista novela. Preserve sua mente! Guarde seu coração, afinal “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).
Logo querida, como discípulos de Jesus, temos que ter a mente de Cristo, como 1 Coríntios 2:16 ensina, temos que pensar como Ele; estes sim, serão pensamentos bons e nos levarão para o que é certo!!! Novamente para isso, precisamos dominar a Palavra!!!
E o ensino do Senhor é o que já comentei: a mulher é igual ao homem, tem a mesma importância, ambos foram salvos pela mesma morte de Cristo, ambos pertencem ao mesmo Corpo de Cristo, ambos tem o mesmo Espirito Santo de Deus…. entende?
Agora, Deus deu no casamento uma prioridade: O homem deve ter a última palavra (tomar as decisões) e a esposa deve ser submissa! Claro que para isso, para ter a última palavra, o homem tem sua esposa frente a frente para justamente o auxiliar nas decisões. Inclusive com visões bem distintas, que certamente ajudam muito.
Aqui tem muito pano pra manga (como diz o ditado) e creio que o feminismo usou esta passagem da Bíblia também (não sem razão, pois homens ditos cristãos se aproveitaram desta passagem para humilhar suas esposas… pergunto: seriam eles realmente cristãos??). E aqui vou ter que explicar mais um ponto importante!
O que é submissão? Palavra muito mal entendida pelo mundo. Por todos. Aliás, deve ter o dedo do capeta nesse assunto também, não tenho dúvidas. O que você entende por submissão? Se te digo que você deverá ser submissa ao seu futuro marido, o que você sente?
Percebe agora? Viu como o diabo criou um entendimento errado da palavra submissão? Você deve ter sentido algo ruim pela palavra, … quando deveria ter sentido algo bom!
Viu o que um sistema demoníaco das novelas e do mundo que jaz no maligno cria?
Ele engana!! Tira do foco correto!!
Por isso a Palavra é fantástica e temos que dominar o que ela ensina.
Vejamos alguns significados corretos para submissão, gosto de dois:
1) Ausência de rebeldia. Ou seja, não se colocar contra. Obedecer em amor, com alegria. Jesus foi totalmente submisso ao Pai. Lembra do que Ele disse no jardim do Getsêmani? “Pai, se possível, passe de mim este cálice, todavia não seja como eu quero, e sim, como tu queres”(Mateus 26:39b). Fantástico! Jesus totalmente submisso ao Pai, à missão que Ele recebeu, sem rebeldia ao que lhe foi mandado, ordenado (aliás submissão pode ser visto também como: “sob missão”, “sob uma missão”), Ele obedeceu totalmente, a ponto de morrer.
2) Ter a autoridade daquele a quem se submete. Este é outro ponto muito importante. Quem se submete a outro, tem a autoridade daquele a quem ele se submete. Jesus se submeteu ao Pai, logo tinha a autoridade do Pai. Ele mesmo disse isso muitas vezes para os judeus. Perguntavam com que autoridade Ele fazia, dizia, ensinava, perdoava, etc… e Ele deixou claro que foi com a autoridade do Pai. Esta autoridade Ele passou para os Apóstolos, que passaram para os lideres da igreja, e ela chegou até nós. Tudo isso, somente por conta da submissão. Se temos submissão a Deus, a Sua autoridade nos é passada, por isso podemos, por exemplo, expulsar demônios de pessoas possessas.
No caso da esposa, quando ela está submissa ao marido, tem a autoridade dele para educar e disciplinar os filhos. Um marido submisso a Cristo, facilmente terá uma esposa submissa a ele. Um esposo que obedece a Deus e ama sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25) facilmente terá uma esposa submissa a ele.
Percebeu? A submissão é algo bom que Deus criou para nós. Quando somos totalmente submissos a Deus, cumprimos nossos propósitos e somos abençoados enquanto levamos glória a Deus, que aliás, é nossa razão número um de vida!
Adorar, amar e levar glória a Deus.
Bem, e por último, quero comentar algo recente, da semana passada, que pode ter influenciado tua pergunta. O Michel Temer não chamou nenhuma mulher para seu ministério e aí vieram as reações. Viu isso? Então, o que você pensa disso?
Tá certo? Tá errado? Tem que ter ou não tem que ter mulher ministra?
Ou tem que ter negro? ou índio? etc…
Percebe o erro? Um ministro não tem que ser homem ou mulher ou negro ou branco etc… obviamente o primeiro item a ser considerado para a seleção ou indicação deveria ser o caráter. Depois a competência para o cargo. Ser homem ou mulher, logicamente, seria a última coisa a ser considerada, se é que deveria ser um critério a ser considerado.
Viu as ideias falhas dos homens novamente em ação? O Feminismo já levantou sua bandeira e reclamou, apelou para um possível machismo, que pode ter até acontecido, mas que se não houve, não deveria ser motivo de reclamação. O foco está sempre errado com as filosofias humanas… está sempre torcido.
Espero que esta resposta tenha sido útil e proveitosa para você minha querida.
Se tiver ainda alguma dúvida, pode me falar, ok?
Um grande abraço e um carinhoso beijo para vocês todos desta família tão querida!!!
Sempre pronto, Juan.