A situação é clara, não dá para ter dúvidas!

postado em: Discipulado | 0

Como é bom quando a gente investe tempo para o Senhor, certo? Para estar na Sua casa e adorar e louvar o Seu nome.

Neste último domingo foi assim, e novamente não assisti a nada na televisão, nem noticiário. Foi quando me deparei no dia seguinte com as notícias vindas de Vitória, Espírito Santo. Mais uma série de homicídios. Pensei: Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e agora Vitória! Só que neste caso não eram em um presídio, eram nas ruas, com saques, assaltos e todo tipo de confusão, uma situação caótica.

Imagino que como muitos, recebi vários vídeos com cenas que pareciam sair de um filme, diga-se de passagem, de péssima qualidade. Até assassinatos foram filmados!! Dá para acreditar?

Certamente os bandidos se valeram da falta dos policiais e investiram pesadamente contra as pessoas. Mas dizer que todos os envolvidos são criminosos, agora fica difícil de acreditar. Vi cenas onde grupos de pessoas estavam agindo de acordo com as suas naturezas pecaminosas, entrando e roubando descaradamente diversas lojas! Como sempre vemos nestes típicos vídeos. Todos bandidos? Hummm…

Creio que diante da realidade que temos vivido em nosso país, fica claro o porquê de Jesus nos mandar fazer discípulos, não é? E Discípulo de Jesus é muito diferente de convertido, que dirá de frequentador de igreja cristã, ou pior, das ditas cristãs.

Pense comigo! Segundo pesquisa do IBGE publicada no portal G1 em 29/06/2012, tínhamos no Brasil em 2010 mais de 42 milhões de evangélicos (ditos evangélicos), sem contar o mais de 123 milhões de católicos, mas pelo jeito, pouquíssimos Discípulos de Jesus. Fica difícil de entender por que mais de 42 milhões de pessoas não estão influenciando o país para ser melhor! Por que não conseguem causar um impacto positivo?

Lembro da ideia que, há muitos anos, ouvi num evento do famoso irmão André – fundador da missão Portas Abertas, que apoia nossos irmãos nos países onde há perseguição aos cristãos. Não lembro as exatas palavras, mas a mensagem foi de que não somos perseguidos porque não fazemos por merecer perseguição, ou seja, não precisa. Fiquei impactado com esta ideia. Ele queria dizer que se a igreja não faz nada, não precisa ser perseguida, pois não vai incomodar mesmo! Veja que o assunto é espiritual e muito sério.

Mas nosso Senhor mandou: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”… (Mateus 28:19a).

Quando somamos então dois mais dois, fica claro porque estamos com este cenário no país. Sem Discípulos de Jesus o país não vai melhorar mesmo, nunca.

O pecado está dentro do homem, latente e a qualquer oportunidade vai se manifestar. Seja para entrar numa loja para a saquear, seja na corrupção, na prostituição, na traição, na idolatria… e a lista é grande, sugiro que você veja o resumo em Gálatas 5:19-21.

Se o homem não estiver sob o controle do Espírito Santo, ele vai sucumbir aos seus desejos pecaminosos, sejam eles quais forem.

Claro que os exemplos vindos de cima, dos nossos governantes e a impunidade que tem imperado no Brasil também influenciam, não há dúvidas. O ponto é que estes governantes também são assim porque não são Discípulos de Jesus e não tem sidos influenciados por nenhum. Precisamos de mais Discípulos de Jesus, urgente!

Não basta você frequentar sua igreja de vez em quando ou aos domingos; você precisa ser um Discípulo de Jesus, todos os dias e o dia todo!

Você precisa fazer novos Discípulos de Jesus, como Ele mandou! Você precisa obedecer!

Caso contrário continuaremos a ser uma nação que mais parece com o povo de Israel no tempo dos Juízes, onde “…cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25).

Minha sugestão é: obedeça ao Senhor Jesus! Comece por buscar a Deus de coração, com desejo sincero de ser um Discípulo de Jesus. Lembre-se que aquele que busca, encontra! (Jeremias 29:13, Mateus 7:8).

Depois crie na sua igreja um programa continuo de capacitação para o discipulado, a solução de nosso país. Implemente urgente um processo contínuo de capacitação para que os membros de sua igreja deixem de apenas esquentar os bancos e sejam transformados em Discípulos de Jesus e discipuladores.

O Senhor está esperando nossa ação em obediência, para então dar a Sua benção para este trabalho, que é da Sua vontade.

Então, vamos trabalhar?

Sempre pronto, Juan Nieto.