Certamente você já deve ter se envolvido em alguma conversa sobre a existência ou não de Deus, certo? As vezes elas se tornam mais acaloradas, pois um dos lados quer, a qualquer custo, convencer o outro do seu ponto de vista.
Bobagem este esforço, já vivi isso e aprendi que quem convence é o Espírito Santo de Deus. Aliás, como Ele mesmo ensina isso em João 16:7-15, veja lá… e tenha especial atenção para o verso 8: “Quando Ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” e o verso 13a: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade;…” é um trecho magnífico da Bíblia e ensina este assunto da verdade. A verdade que liberta, como o Senhor Jesus registrou em João 8:32 e 36. Liberta justamente de vivermos enganados.
O Espírito Santo é uma das pessoas da Trindade, o Deus Espírito Santo e é Ele que nos ajuda quando precisamos testemunhar, especialmente para os que ainda não conhecem a Deus de verdade, mas só o conhecem de ouvir falar. É o seu caso? Se for, recomendo que continue a ler este texto.
Vamos começar por usar as palavras certas, como gosto muito de alertar. Com certeza Deus não existe. Para existir, ele teria que ser criado, como você e eu. Desde quando você existe? Eu existo desde 1964… nasci em outubro, mas certamente fui criado mais ou menos umas 40 semanas antes… e já existia no ventre da minha querida mãe. E você, há quanto tempo existe? 20 anos? 40? 80?
Existir traz automaticamente o conceito de tempo. Existimos há tanto tempo, tantos anos… alguns há poucas semanas ou meses. Por isso Deus não existe. Ele não está limitado ao tempo! Deus é! Ele é quem dita o tempo, quem criou o tempo, quem sustenta tudo no tempo e, um dia, quem vai acabar com o tempo.
Deus é auto-existente. Deus é, foi isso que Ele ensinou em Êxodo 3, quando apareceu para Moisés em uma das mais fantásticas conversas que se tem notícia. Imagine, ouvir Deus, mas não O ver! E de quebra ainda tem um arbusto que pega fogo, mas não se queima. Moisés deve ter ficado realmente embasbacado! O Manual do Fabricante, no verso 3 deste capítulo diz que ele achou aquilo uma “grande maravilha”. Eu também acharia!
Então, veja no verso 14 deste mesmo capítulo que Deus diz o seu nome: Eu Sou. Deus é atemporal, está fora da limitação do tempo, de ficar mais velho, de não ter tempo para fazer as coisas, etc.
Ahh, mas isso não é o suficiente para eu crer!
Entendo perfeitamente, já estive na sua posição!! Eu também só O conhecia de ouvir falar… e isso foi por muito tempo… uns 30 anos!! Bastante, não é?
Fique tranquilo, como disse acima, o convencimento vem de Deus mesmo, pelo Seu Espírito. Nada do que eu disser será o suficiente… nem tenho a pretensão de que seja suficiente. Quem sou eu para conseguir isso.
O convencimento vem de Deus pelo Seu Espírito. Agora, só vem para os que querem saber a verdade mesmo, de todo o coração. Você quer saber a verdade? Se você não está em busca da verdade, vai continuar sem saber, infelizmente. Continuará enganado.
Mas se está em busca, vai achar e conhecer a verdade. Deus mesmo prometeu isso e Ele cumpre suas promessas. Veja Jeremias 29:13 “buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”. Percebe a parte humana neste caso? Deus espera uma ação de sua parte, Ele quer que você demonstre interesse, tal qual Moisés na passagem acima quando disse: “…irei para lá, e verei essa grande maravilha…” (Êxodo 3:3).
Esta é a sua lição de casa, se você fizer como Moisés, se quiser e for ver, ou seja, buscar conhecê-lO, Ele se revelará a você e esta é a parte sobrenatural da história! Muito legal, diga-se de passagem. Pode provar! Pergunte a Deus, de coração. Pergunte aí: isso que o Juan diz é verdade? É só falar ou pensar. Agora mesmo, aí onde está. Ele ouve! E fique pronto para ver maravilhas! Mas não endureça o coração quando Ele se mostrar a você, pelo contrário, busque-O mais e mais.
Muitos conhecem o Cortella, o educador (Mário Sérgio Cortella), e ele diz que “pensar bem nos faz bem”.
Bom, não posso imaginar algo melhor para pensar!! Até porque, disso, depende a nossa eternidade!!
Então pergunto novamente: e você, o que pensa disso?
Acho que vale muito a pena você pensar mais sobre o tema.
Pode me escrever de volta, estou pronto a ajudar na sua busca (no site tem uma área de contato para isso).
Por enquanto é só, mas vou escrever mais coisas para ajudar você a pensar. 😉
Um grande abraço e Deus te abençoe.
Sempre pronto, Juan Nieto.