Pensando mais sobre a importância do Natal !

postado em: Crítica | 0

Quero aproveitar e fazer mais uma consideração neste Natal. Este ano em novembro, recebi de diferentes pessoas um vídeo de Natal feito por uma loja inglesa. O texto enviado junto com o vídeo fazia alusão a ansiedade que todos tinham por aguardar a chegada dos vídeos desta loja ano após ano, e que este era emocionante.

Como este assunto foi bem divulgado e, inclusive cristãos se maravilharam com o comercial, vou aproveitar para fazer algumas importantes considerações e compartilhar pensamentos que me vieram à mente, alertando de que devemos sempre ter um pensamento Bíblico e não nos deixarmos levar por palavras suaves ou vídeos bonitinhos. Afinal assim nos ensina 1 João 4:1, “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” Claramente a mídia tem sido usada por estes falsos profetas, estejamos alertas!

Realmente a ideia do vídeo foi fantástica – considerando o objetivo de marketing que ele tem, quer seja, levar as pessoas a considerarem o presentear alguém como algo a que não se deva limitar os esforços, ou seja, a gastar mesmo, pois quem sabe não virá desta criança presenteada um grande cantor ou ator, ou qualquer outra atividade ou profissão em que a criança será muito bem sucedida – na perspectiva do mundo – ou seja, ganhará dinheiro, muito dinheiro.

Creio que incentivar o êxito e o crescimento das pessoas deve ser sempre um objetivo sim. Como um Discípulo de Jesus, tenho por objetivo sempre incentivar as pessoas para seu crescimento pessoal e para o bem, para serem melhores amanhã do que são hoje. Quero e tenho me dedicado a isso! E isso é correto, precisamos ter como um dos nossos alvos de vida, melhorar a vida do próximo. Jesus nos ensinou isso quando no famoso Sermão do Monte disse que temos que fazer ao próximo como gostaríamos que fosse feito a nós mesmos (Mateus 7:12).

O problema do vídeo são as mensagens subliminares que ele traz! É aí que a propaganda começa a me irritar deveras.

Ele começar torto quando reforça a ideia errada de que sucesso é ter muito dinheiro. Como este pensamento é traiçoeiro, eu mesmo vivi preso nesta armadilha por décadas! Não há nada errado com ter dinheiro, inclusive ter muito dinheiro, mas ser controlado por ele é um problema. Servir ao dinheiro, pior!

Quando falamos de Natal e misturamos com dinheiro, eu não posso deixar de lembrar que o Senhor disse, no mesmo Sermão do Monte, que não podemos “servir a dois senhores, … Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6:24). Quem é seu Deus, o Senhor ou o dinheiro?

Natal, penso eu, é quando deveríamos ser levados a meditarmos em nossos pensamentos – invariavelmente egocêntricos, e em nossos atos – que se não houver muita oração e não nos esforçarmos muito, seguirão o mesmo caminho ensimesmados.

Natal é tempo para pensarmos e considerarmos a nossa condição miserável, caída, carente, destituída da glória de Deus!

É tempo de pensarmos no tamanho do amor de Deus (João 3:16, Romanos 5:8 e Hebreus 12:3) e nos alegrarmos na grandeza do nosso Deus, na grandeza de Seu amor, Seu sublime e perfeito amor.

Natal é para nos alegrarmos na Sua imensa humildade de ter vindo se fazer homem para sempre, quando poderia continuar na condição de Deus, e ter escolhido morrer em nosso lugar – e morte de cruz (Filipenses 2:5-11).

Natal é tempo de pensar, no porquê Ele fez tudo como fez, ou seja, de uma maneira em que teria que vir para morrer por nós, e assim, nos ensinar a grandeza deste Seu amor. Já pensou nisso?

Natal é para meditarmos se depois de todo este sacrifício e doação, será que estamos fazendo aquele mínimo que Ele nos pediu (na verdade mandou): façam discípulos!!!

Natal, queridos, é tempo de reflexão a respeito do que estamos fazendo de nossas preciosas vidas, afinal custaram alto preço – preço de sangue (Hebreus 9:22), estamos investindo nossos esforços para O obedecer ou apenas desperdiçando o tempo?

Outro aspecto que incomoda no vídeo, e que me entristece muito é que eles optaram por usar como personagem na propaganda um homem sabida e assumidamente gay. Reconheço a competência musical dele e o respeito como homem e cantor, mas perdão, percebo a sutileza da escolha – o mundo jaz no maligno (1 João 5:19), realmente jaz. Quando Deus diz que esta decisão e prática é abominável (Levítico 20:13), quando Deus diz que quem assim procede despreza o conhecimento dEle (Romanos 1:28) e é entregue a uma disposição mental reprovável, não posso de maneira nenhuma concordar com o uso de uma imagem como esta ligada ao Natal – que é quando O Santo e Puro veio ao mundo nos ensinar como realmente devemos proceder!

Será que não daria para ter aproveitado a mesma ideia fantástica e ter feito uma propaganda que honrasse a Deus? Será que a propaganda não poderia ter um personagem que enviasse mensagens subliminares positivas de superação, de desprendimento, de renúncia, de amor verdadeiro e do tipo que Deus gosta, aprova, ensina e demonstra? Claro que não, não quando querem fazer o homossexualismo parecer normal, não com as pessoas cegas como estão, com as pessoas fascinadas pelas riquezas como estão, riquezas que sufocam a Palavra, como Ela mesma ensina em Mateus 13:22! Não dá para esperar isso deles.

Acho que estou ficando um pouco vacinado contra este mundo mal.

O último ponto que percebi é em relação ao comentário de que todos sempre aguardam os comerciais desta loja!!! Dizia: “sempre ansiosamente aguardados”!!!
Rapaz, não seria o caso de aguardarmos ansiosamente o retorno do Senhor Jesus?!!
Isso sim é motivo de ansiosa expectativa. É isso que o Natal deve trazer também aos nossos pensamentos, de que Jesus sim veio ao mundo para nos salvar, mas também para ser Deus Conosco, para restaurar o que nós homens estragamos, a comunhão do Criador com a Sua criação. Ele quer estar conosco para sempre!!
Sim, Ele já está conosco por meio de Seu Espírito que habita em todo o que nEle crê (Efésio 1:13), mas também vai retornar, como prometeu (João 14:3), para estarmos com Ele para sempre!!
Isso sim é coisa para aguardamos ansiosamente!! Maranata!

Compartilho então estes poucos pensamentos com vocês que também tem o Espírito Santo e assim podem entender o que se passa no meu coração. Os outros, certamente vão me achar radical.

Recebam o meu forte abraço e votos de que neste Natal, realmente pensemos nestas coisas!! Nas coisas do alto!!

Um abraço e sempre pronto, Juan Nieto.