O que é o amor?

postado em: Evangelismo | 0

Dezembro avançava e no meio de tudo que estava fazendo eu já tinha pensado mais de uma vez o que poderia escrever como meditação de Natal para este ano, mas o que me vinha à mente não me trazia paz … não era aquilo ainda! Pensei: “Senhor, me ajude a escrever algo que faça sentido e esteja totalmente alinhado com a Sua Palavra e com a Sua vontade”.

O ano foi corrido e intenso, com tantos cursos, centenas de alunos capacitados, dezenas de novos Summits pelo Brasil, viagens, reuniões, retiros, projetos de influência para a sociedade e, logicamente, encontros semanais com todos os meus queridos e amados discípulos! Afinal, não adianta fazer muita coisa se não fizermos o mais importante que Deus mandou, discípulos! Glória a Deus, estamos plantando milhares de sementes lindas que, com as bênçãos do Senhor, vão produzir frutos, mais frutos e muitos frutos!! (João 15:1-5)

É véspera de Natal e lá estamos eu e minha esposa na cozinha preparando o que levaremos para a ceia de hoje em família! Bom, quem conhece nossas habilidades culinárias hehehe, já imagina como sofremos nessas horas, mas conseguimos! (Deus é bom e muito misericordioso) 🙂

Enquanto trabalho gosto de ouvir música e, como habitual, estava com o rádio ligado escutando minha estação preferida. Foi então que o Senhor respondeu e me deu, não uma, mas duas boas músicas para eu saber o que deveria escrever! O Chefe nunca falha e isso é por demais emocionante (agora está difícil digitar por conta desta emoção… precisamos enxergar para digitar).

Escutei duas músicas cujos títulos originais traduzidos dizem: “Eu Quero Saber O Que É O Amor” e a outra “Só O Amor Pode Machucar Assim”. Foi incrível, eu quase pude escutar Deus falando… “é isso que você vai escrever, sobre o que o Natal representa, o meu amor”.

A Bíblia sagrada ensina claramente: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Este verso é o centro da mensagem de Deus para todos nós, resume tudo, mas não é tão compreendido assim, pois mesmo depois de 2.000 anos ainda podemos ouvir tanta gente falar e até cantar coisas como: “eu quero saber o que é o amor”, ou “vamos falar sobre amor”, “na minha vida já tive desilusões e dor”, “só o amor pode machucar assim”, etc… ouça você também.

Criei um hábito de ouvir as músicas e prestar atenção nas letras. É incrível como podemos notar a desinformação sobre o quanto Deus nos ama e quer o nosso bem!!

Então vamos comentar estas frases e detalhar o que Deus quer para nós.

O que é o amor?

Neste ponto precisamos entender que amor não é sentimento e emoção, como o mundo insiste em cantar.

A amizade faz parte do nosso amor, mas não o representa totalmente. A paixão, o romance e até o sexo certamente fazem parte da expressão do nosso amor, mas o amor como o Senhor Deus ensina, demonstra e ordena que pratiquemos, é muito maior que isso.

Amar é um verbo e precisa ser praticado, é uma decisão. Precisamos amar quando não sentimos vontade, quando o outro não merece, quando o outro erra, quando o outro desdenha da gente, quando o outro não se importa conosco, quando o outro conscientemente nos ofende e agride… e em tantas outras situações.

É isso que Deus ensinou e foi isso que ele fez, como ensina Romanos 5:8 “Mas Deus prova seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Nós erramos com Deus, desdenhamos dEle, o ofendemos e não merecemos nada dEle (a não ser a morte), mas ainda assim, Ele é que veio morrer por nós! Pagar a dívida, resolver o desentendimento, efetuar a reconciliação.

Não fomos nós, foi Ele! Nós estragamos tudo e Ele veio consertar.

Ele deixou isso claro nas palavras que escolheu para registrar o fato. No famoso verso de João 3:16 a palavra para amor tem o significado de “amor sacrificial”. É isso que Deus fez por nós, ele se sacrificou. Quando nós éramos culpados em todos os sentidos, Ele se sacrificou, e “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:8). Consegue perceber o quanto esta morte foi dolorida, sofrida, humilhante?

Acho que a Paloma não tinha entendido bem o que cantava quando disse que “só o amor pode machucar assim”. Ela estava falando de amor romântico, de traições e de perder a pessoa amada…, mas vejam só que Deus está falando de dar a vida, de se oferecer para morrer a morte que eu e você merecemos, quando nós o traímos (ao desobedecer) e lhe demos as costas! Ele realmente sofreu a ponto de dar a vida. (se você não entende o porquê dEle ter que morrer, veja no blog o post do Natal de 2017)

O amor das músicas, o amor passional, romântico e cantado, é aquele que quando acaba, vai atrás de outro para o substituir, um amor descartável, “infinito enquanto dure” … um amor de interesses pessoais, centrado no “eu”.

Com Deus não é assim, Ele insistiu em nos ter de volta, nem que isso significasse morrer por nós, e foi o que Ele fez… “só o amor pode machucar assim”, o amor sacrificial, centrado no outro. No caso, em nós.

A partir de hoje, quando estiver comemorando o seu Natal, lembre-se, Deus provou o seu amor por nós enviando seu Filho Jesus para nascer como homem, se revelar à humanidade e, humilde e incondicionalmente, nos amar até a morte para resolver o estrago que causamos e para que nós aprendêssemos o que é o amor!

Isso é Natal, isso é amor!! Amor de um Pai tão apaixonado pela Sua criação, que não mede sacrifícios para nos ter de volta! Para nos ter como filhos segundo “o espírito de adoção” de maneira que sim possamos clamar: “papai, pai”(Romanos 8:15).

Que neste Natal de Jesus, você e todos os seus queridos possam clamar “papai” e testificar que Deus é seu Pai do céu, tendo sim a resposta para o que a música menciona: “eu quero saber o que é o amor”.

Saiba, Deus é amor e provou isso criando o Natal, o Natal de Jesus!

Um feliz Natal de Jesus para você e os seus.

Sempre pronto, Juan Nieto.